quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que você está vendo?


“Você está acabada!”  Eu só percebi que era comigo porque restávamos apenas nós duas na piscina, estava conversando com o professor de hidrobike (uma espécie de bicicleta dentro da água) sobre as minhas limitações ao ouvir esta adorável criatura tecer este comentário a meu respeito. Não sou uma pessoa fina, com traquejo social, como diria minha amiga Marina Monteiro, mas também não sou propriamente uma barraqueira. Na hora eu só olhei bem nos olhos da dita cuja e perguntei se ela tinha certeza que eu estava acabada. Como ela tinha se metido na conversa e ouvido parte do assunto eu fiz um pequeno resumo do que já tinha passado.
·        2007, câncer de mama, triplo negativo, o tipo mais perigoso, fiz uma mastectomia radical.
·        2009, câncer de pulmão com 10 cm de diâmetro pegou até o meu mediastino, tossi tanto que fraturei duas costelas. Não foi metástase, foi um câncer primário, dois raios caíram no mesmo local.
·        2010, efeito da radioterapia tive um derrame no pericárdio e drenei 1,62 litros, meu coração ficou tão inchado que estava maior que o de um bezerro.
Depois eu tive várias pequenas complicações, facsite plantar, um problema no sistema nervoso que diagnosticaram erroneamente como outro câncer, minha prótese rompeu, um problema atrás do outro e mesmo assim eu estou aqui inteira, se não de corpo pelo menos de alma, vivendo.
Ao terminar minha pequena história dei um sorriso, meio sarcástico, tenho que admitir e perguntei – E ai, estou acabada mesmo?
Porque a resposta é, não, estou ótima. Se já estive melhor? com certeza, e você, não?
Meu caminho até aqui não foi fácil, mas não acabou comigo. Não consigo entender uma pessoa que diz que porque tirou um útero ficou oca, esta mesma pessoa faz lipo e não se acha com nenhum buraco. Retirei uma mama, mas sou a mesma pessoa, nem melhor nem pior.
Sei que por já ter passado dos 40 e não ter cuidado da minha saúde antes e ter as limitações do tratamento  vou sempre ter mais dificuldades do que as pessoas da minha faixa etária, mas daí a dizer que eu estou acabada, nem pensar, eu venci, e venço todos os dias e que ninguém faça pouco caso da minha vitória.
O pior é que acho que existem muitas pessoas como esta mulher, que fazem sem pensar ou até por um gosto doentio, que nos colocam para baixo. Por isto eu admiro muito a minha amiga Andrea Souza que muitas vezes acorda e logo posta no facebook dela que acordou linda, rica, loura e maravilhosa. Este é o mantra dela, é o que ela repete para se sentir bem e só atrair coisas boas. Eu repito que no meu corpo só existem células saudáveis, é o que eu mais preciso.

Fica minha mensagem hoje, cuidado com o que você vê, cuidado para não esbarrar com uma louca desta pela rua e ver a vida pelo olhar dela, lembre-se bem das suas vitórias. Muitas vezes enfrentamos com bravura problemas que fariam tremer muitas das pessoas que admiramos.

3 comentários:

  1. Parabéns minha amiga querida! Excelente iniciativa... Vá em frente com seus textos e suas ideias! Vc é maravilhosa e escrever vai ajudar a não esquecer disso jamais. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Ledinha, muito bom mesmo. A cada vez que repetimos coisas boas, elas nos energizam e atraem coisas boas.
    Como dizem os turcos, "as palavras tem força".
    Que sejam sempre positivas!!!
    Adorei!
    bjus

    ResponderExcluir